GLOSSÁRIO

Aerogerador

Sistema de produção de energia elétrica com pás, que tem como fonte, a força do vento.
Fonte: www.ecoedp.pt

Alterações Climáticas

Alterações de clima não cíclicas, associadas ao aumento da presença de Gases com Efeito de Estufa (GEE) na atmosfera em resultado de atividades humanas, entre as quais a queima de combustíveis fósseis.
Fonte: www.ecoedp.pt

Aquecimento global

Termo utilizado para descrever o aumento da temperatura média da atmosfera da Terra e dos oceanos, que tem sido observada nas últimas décadas.
Fonte: www.ecoedp.pt

Atmosfera

Camada de gases (ar) que envolve a Terra, composta por 78% de nitrogénio, 21% de oxigénio e 1% de vapor de água e outros gases.
Fonte: www.ecoedp.pt

Biocombustível

Combustível que deriva da biomassa. É uma fonte de energia renovável. Desperdícios vindo da atividade industrial e floresta e resíduos domésticos podem ser utilizados para produzir este tipo de energia.
Fonte: www.ecoedp.pt

Biogás

Gás combustível produzido a partir de biomassa e / ou da fração biodegradável de resíduos, que pode ser purificado até à qualidade do gás natural, para utilização como biocombustível.
Fonte: www.ecoedp.pt

Biomassa

A biomassa é a matéria orgânica, de origem animal ou vegetal, utilizada como fonte de energia em base renovável. Trata-se de um biocombustível com origem nos produtos e resíduos da agricultura da floresta, entre outros.
Fonte: www.ecoedp.pt

Camada de ozono

Camada atmosférica que se situa entre os 20 e os 50 km acima da superfície terrestre e que atua como um filtro, protegendo os organismos vivos dos raios solares ultravioletas.
Fonte: www.ecoedp.pt

Carvão

É um combustível fóssil extraído da terra, através de minas. Tem coloração negra e consistência firme. É composto por carbono e por outro tipo de elementos, como o enxofre. Geralmente associado à Revolução Industrial, onde a sua utilização em massa se iniciou, o carvão continua a ser um importante combustível e a maior fonte de energia única em todo o mundo.
Fonte: www.ecoedp.pt

Climatização

Sistema utilizado para aquecer ou arrefecer o ambiente
Fonte: www.ecoedp.pt

Combustão

Trata-se de uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), usualmente oxigénio, que produz e liberta calor.
Fonte: www.ecoedp.pt

Combustíveis fósseis

Combustíveis formados no subsolo a partir de restos microscópicos de animais e plantas que demoraram milhões de anos até se transformarem em combustíveis. O petróleo, o gás natural e o carvão são exemplos de combustíveis fósseis.
Fonte: www.ecoedp.pt