Desenvolvimento Sustentável

Promove a tomada de consciência e o debate sobre os comportamentos sociais na comunidade, e descobre mais sobre ti e a tua relação com os outros enquanto cidadão.
Os produtos de origem longínqua significam mais tranportes, emissões de Gases de Efeito Estufa e materiais de embalamento. Sempre que possas deves optar por produtos com a sua origem o mais próxima de ti possível, contribuindo para a economia local e poupança de emissões de CO2.
A produção de alimentos congelados aumenta substancialmente o consumo de energia necessário em relação aos produtos frescos. Adoptares por um consumo responsável não só contribui para a tua carteira e redução de consumo energético, como também te torna mais saudável.
Uma forma de contribuíres para a redução da produção de resíduos e custos na tua escola, é sugerires que apenas sejam feitas as impressões mesmo necesárias e na frente e verso das folhas.
Verifica se na tua escola existem suficientes ecopontos e contribuí para o aumento de reciclagem feita, sensibilizando colegas e professores para a correcta separação dos resíduos.
O contacto com outras realidades sócio-económicas promove a percepção da diversidade e o respeito pela diferença. Pensa num projecto que possas implementar com outras escolas de realidades diferentes!
Sabes de onde vem o papel de escrita utilizado na tua escola? Procura saber se o papel está certificado e segue os parâmetros do mercado justo. Promove esta boa prática!
Todos os anos são deitados fora livros, material escolar e de escritório, roupas, entre outros. Organiza uma campanha de recolha destes materiais para doar a quem mais precisa!
Cada vez mais vemos zonas de hortas urbanas nas mais variadas regiões do país. Será que é possível fazer isto na tua escola? Junta os teus colegas e professores e estuda esta hipótese!
Por ano, cada português é responsável pelo envio de cerca de 97 kg de alimento para o lixo, principalmente frutas, produtos hortícolas e pão, mas também de carne e peixe. Um planeamento cuidado das compras e refeições contribui para a redução da tua fatia de desperdício, para a tua poupança de dinheiro e diminuição de produção desnecessária de bens alimentares.
Organiza caminhadas e actividades de observação da Natureza na tua localidade e aprende mais sobre a biodiversidade da tua região e como a manter em boas condições
Que tal inscreveres-te numa organização de voluntariado na tua região? Existem inúmeras oportunidades para intervir e contribuir para o bem comum. Informa-te junto das associações de solidariedade social locais sobre acções nas quais podes colaborar.
Todos os dias somos expostos a inúmeras mensagens relacionadas com o nosso estilo de vida. Experimenta, na próxima vez que estiveres a ver televisão, apontar as mensagens que consideras positivas e negativas para um Desenvolvimento Sustentável enquanto sociedade. O que mudarias?
Quando comprares equipamentos eléctricos ou electrónicos, podes levar o antigo e entregar na loja. Garantes deste modo o correcto encaminhamento destes resíduos, dando-lhe a possibilidade de ser reutilizado ou reciclado, e contribuis para a não libertação de substâncias tóxicas, presentes em alguns equipamentos, para o ambiente.
Sempre que possível deves ir a pé ou de bicicleta para a escola. Reduzes a tua pegada ecológica e praticas uma actividade física. \"Corpo são, mente sã\"? num ambiente saudável!