CLIMA VERSUS TEMPO OU METEOROLOGIA

O “Tempo” é uma designação comum e não técnica, que usamos no dia a dia para definir as condições meteorológicas da atmosfera num determinado local, e num período de tempo relativamente curto, habitualmente um dia, uma semana ou um mês. O tempo caracteriza-se através de medições de temperatura, humidade do ar, vento, precipitação, entre outros.

Por “clima” designam-se os registos das condições meteorológicas (por norma, em média) de uma região em particular, e durante um longo período de tempo, 30 ou mais anos. O sistema climático é bastante complexo e requer o estudo não apenas das condições atmosféricas observadas, mas também de fenómenos relacionados com o solo, oceanos, glaciares, seres vivos, entre outros.

Nos últimos 8 000 anos, o clima tem-se mantido relativamente estável, com pequenas flutuações de menos de 1° C por século. Estas condições estáveis permitiram o desenvolvimento da sociedade e dos ecossistemas tais como os conhecemos, embora o aquecimento seja cada vez mais rápido.